Muda! Que o mundo muda com a gente. A gente muda o mundo com a mudança da mente

sexta-feira, 25 de maio de 2018

Existir

Existência é talvez a coisa mais primitiva da nossa história, mais primitiva que a história em si, arrisco dizer. Me peguei pensando muito nessa palavra recentemente, e como ela tem vertentes tão ricas de se explorar dentro do nosso âmbito pessoal.
Eu sempre fui uma pessoa muito dependente de outras pessoas, no sentido de me relacionar, de me divertir, de conseguir sucesso em algo. Nunca fui completamente dependente, veja bem, consegui correr atrás de muitas coisas sozinho, estudo, emprego, ou até coisas mais simplórias como me divertir uma tarde inteira jogando vídeo game sozinho. Mas tudo isso que eu conquistava, que eu passava, sempre vinha com a sensação de precisar compartilhar isso com alguém, pra que ficasse factível, real, pra que aquela emoção se tornasse realmente verdadeira.
Hoje eu existo graças a forma como eu carreguei essas impressões que estou tendo agora, porém, comecei a perceber como a existência carrega um peso de auto descoberta.
A primeira coisa que eu preciso fazer pra poder ter ou fazer qualquer outra coisa é existir. Simplesmente existir. Porque existindo, eu consigo amar, existindo eu consigo aprender e me divertir. Mas eu nunca vou conseguir amar sem existir, ou aprender, ou errar, ou ensinar.
Por isso digo que existir é o mais primitivo do ser e estar. E agora estou olhando muito mais pra minha existência, e como estou levando ela. Dando a REAL importância que ela merece. Não confunda com estar vivo ou morto. Sinto a existência como o mote que me faltava pra fazer todo o resto mais ciente, mais vivo. Eu sou a minha própria existência, e apenas eu posso sê-la. E é nesse ponto que eu quero chegar.
Eu vivi muitos anos da minha vida, projetando minha existência em outras pessoas, pai, mãe, namorada, esposa... Não que isso tenha sido ruim, serviu pra me trazer ao estado que estou hoje. Hoje estou focado em projetar minha existência em mim mesmo. Minha mãe, meu pai, minha esposa, continuam tendo suas importâncias imensuráveis, mas pra que eles tenham importância, eu preciso entender a minha importância de existir e me sentir existindo apenas para mim.
E sinto inclusive que isso tem trazido benefícios as pessoas ao meu redor, energia é compartilhada e distribuída sempre, e pessoas que eu sentia que nunca teriam essa revelação, estão trilhando o mesmo caminho que eu. Isso me revigora, me renova e me motiva a me auto avaliar cada vez mais, cada vez mais fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário